Saúde

É GRIPE, DENGUE OU COVID-19 ?

Gripe:

Causada pelo vírus da influenza, a gripe conta com diversas mutações. Por isso, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente e deve ser administrada sempre que disponível. Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Às vezes, podem ocorrer dores na garganta, coriza, congestão nasal e diarreia, principalmente em crianças. Ao contrário da Covid-19, a gripe tem um período de incubação mais curto, com sintomas que surgem rapidamente.

Dengue:

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, infectado por um flavivírus, a dengue apresenta sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar. Além disso, causa dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, dores musculares e dores nos olhos. Em alguns casos, podem estar presentes dor abdominal, irritabilidade, náusea e vômito.

Covid-19:

Causada pelo coronavírus Sars-CoV-2, a Covid-19 pode ser assintomática. Os sintomas clássicos incluem febre, cansaço, tosse seca, perda de olfato e paladar. Sintomas menos comuns são dores de cabeça, dores de garganta, diarreia, olhos avermelhados e irritação na pele. Os sintomas graves envolvem falta de ar, dores no peito, dificuldades para andar e confusão mental.

As variantes do vírus têm contribuído para a diversificação dos sintomas. A variante delta, por exemplo, apresenta sintomas como obstrução nasal, tosse, dores de cabeça, dores de garganta, coriza e dores abdominais. Já a variante ômicron causa dores de garganta, fadiga, perda do olfato e paladar, tosse contínua, febre alta, falta de ar, coriza e espirros.

Como diferenciar essas doenças?

O quadro respiratório é a principal forma de distinguir a gripe, dengue e Covid-19. Sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar, não estão presentes na dengue. No entanto, a gripe e a Covid-19 nem sempre são tão fáceis de diferenciar. Portanto, é importante manter os mesmos cuidados quando há suspeita de alguma dessas doenças, evitando também a contaminação de outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Categoria

📢 COMUNICADO IMPORTANTE 📢

Categoria

CRONOGRAMA DO HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

Categoria

➡️ BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DENGUE – Atualizado 14/06/2024.

Pular para o conteúdo