Por determinação do Governo Federal, o penúltimo sábado de novembro foi instituído como o Dia Nacional de Combate a dengue.
Por essa razão, na semana de 17 a 21 de novembro de 2014, o Centro de Controle de Vetores de Américo Brasiliense estará realizando uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população da importância de se combater a doença.
Dentre as ações destacam-se a distribuição de panfletos nos semáforos, trabalho de orientação nas empresas dos distritos industriais do município bem orientações aos próprios servidores municipais.
É importante que se tome as medidas para não deixar nada que acumule água, pois impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é a melhor forma de prevenir a doença.
Algumas das ações que serão realizadas:
– NAS EMPRESAS: Trabalho de orientação e fixação de cartazes nas empresas a fim de conscientizar os trabalhadores da importância do combate a dengue.
Também será entregue uma carta explicativa aos responsáveis pelas empresas, alertando dos prejuízos causados pela dengue, para que se conscientizem da importância de combater a doença.
Agentes de Controle de Vetores vão fixar cartazetes nas empresas, próximo ao relógio de ponto ou em local em que seja visualizado por todos da empresa e/ou clientes.
Será preenchida uma ficha de cadastro em cada uma das empresas, a fim de coletar informações para futuras ações, como nº de funcionários, ramo de atividade, contato e responsável.
– NA PREFEITURA: Entrega de cartazetes para serem fixados nos diversos setores da prefeitura para conscientização dos servidores. Trabalharemos em conjunto com o Departamento de Recursos Humanos, que poderá distribuir os cartazetes junto com os relatórios de ponto a cada setor.
– PARA A POPULAÇÃO EM GERAL: Panfletagem nos semáforos.
Entrega de cartazetes aos motoristas que passarem pelo centro da cidade.
O PREJUÍZO DA DENGUE
A dengue tem sido uma das mais importantes doenças epidêmicas registradas em países em desenvolvimento, causando grande impacto econômico, social e de saúde pública.
Segundo um estudo publicado pela Universidade Brandeis (EUA), a dengue causa um prejuízo de US$ 2,1 bilhões (R$ 3,5 bilhões) por ano nas Américas.
O Brasil, sozinho, responde por 40% destes custos, o que representa mais de 800 milhões de dólares anuais.
De acordo com estimativas dos pesquisadores, 60% da crise econômica causada pela dengue é resultado de custos indiretos, ou seja, perdas de produtividade que afetam principalmente as famílias, os empregadores e os gastos do governo, já que a pessoa quando contrai a dengue, dependendo de seu grau, fica afastada do trabalho.
A dengue, em seu tipo mais comum, causa febre alta, dor nas articulações e dor de cabeça severa. Estes sintomas podem durar até 7 dias, mas o cansaço e a fraqueza em geral, permanecem por mais de 15 dias, afetando drasticamente o rendimento do funcionário acometido pela doença.
A dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença, por sua vez, pode deixar o paciente acamado por dias, podendo inclusive levar à morte.
Por isso, o Centro de Controle de Vetores de Américo Brasiliense convoca todos a tomarem as medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Fale com seus funcionários, cuide da sua empresa. Não deixe nada que possa acumular água, assim você evita prejuízos financeiros e à qualidade de vida de todos.
Fonte: R7
Dúvidas e informações:
Centro de Controle de Vetores
Av. Joaquim Afonso da Costa, 284 – Centro
Américo Brasiliense – SP.
(16) 9 9707-3484