O Município de Américo Brasiliense, na última classificação realizada pelo Município Verde e Azul (Programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente), devido a todas as ações realizadas pelo Setor de Meio Ambiente Municipal até o mês de setembro de 2017, subiu 297 posições saltando da 641ª posição com (-2) pontos para a 344ª posição com 14,58 pontos.
O propósito do Programa Município Verde e Azul, que foi lançado em 2007 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente é medir e apoiar a eficiência na gestão ambiental dos Municípios do estado.
O objetivo maior é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e na execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
Até o dia 31 de dezembro de 2017, deverá sair uma nova classificação e a expectativa é que Américo Brasiliense suba ainda mais no Ranking do Município Verde e Azul.
Segundo a Coordenadora de Meio Ambiente Andréia Leandro, muitas ações ainda serão desenvolvidas no Município, o que elevará ainda mais a posição no Ranking. Dessa maneira logo o Município terá condições de pleitear recursos junto ao Fundo Estadual de Controle de Poluição, o FECOP.