Cidade

Américo Brasiliense Inaugura CER Modelo para Atender 150 Crianças

Na manhã do dia (21), no São Judas Tadeu, em comemoração aos 54 anos de emancipação político-administrativa aconteceu à inauguração do CER Maria Megda Moreira.

A unidade escolar foi uma obra executada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pelo programa Proinfância, pertencente ao Ministério da Educação, em parceria com a prefeitura municipal, sendo aplicado, aproximadamente R$ 1.500.000,00 (Hum milhão e meio de reais na construção e mobiliário da obra.

O Proinfância tem o objetivo de prestar assistência financeira aos municípios para garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. As unidades construídas são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A atual unidade tem a capacidade de atendimento para 150 crianças.

Participaram da inauguração o Prefeito Municipal Dirceu Pano, a  1ª Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Eunice Pano, a  Vice – Prefeita Terezinha Viveiros, a Presidente da Câmara Municipal Marly Luzia Held Pavão, os Vereadores, Dr. Divaldo de Camargo Pereira, Diego Viveiros, Zé Roberto, Thiago Vieira Lima, Leandro Moralles (Mancha), Luzimar Alves dos Santos (Baianinho), a Diretora Municipal de Educação Elizandra Marques de Assumpção, a Diretora Municipal de Saúde Eliana Marsili, o Diretor de Desenvolvimento Econômico Johnny Yokiti Morise, o Diretor de Transportes e trânsito André Oliveira, o Diretor de Planejamento Benedito Gabriel Cindio, o Diretor de Esportes Lia Geraldo e o Diretor de Comunicação João Francisco Amaral além de chefes, coordenadores de setores, professores, recreacionistas, funcionários do município, familiares da homenageada e a comunidade.

O ex vereador e autor do Projeto de Lei 043/2016, que se tornou a Lei nº 2.095 de 07 de dezembro de 2016 que denominou o Próprio Público Municipal de Maria Aparecida Megda Moreira José de Oliveira Lopes também esteve presente na cerimônia de inauguração.

Após o descerramento da placa inaugural os presentes foram convidados a conhecer as instalações do novo CER e a assistir a uma apresentação dos alunos da fase 02 das professoras Érica e Maria.

Curriculum da Sra. Maria Aparecida Megda Moreira

Dona Maria Aparecida Megda Moreira, nascida em 19/01/1923, natural de Areado – Minas Gerais. Foi casada com o senhor Joaquim Moreira da Silva. A família Megda Moreira residia em Poços da Caldas, Minas Gerais e no ano de 1.954 mudou-se para o município de Américo Brasiliense.

Foram morar na Usina Santa Cruz e neste período, dona Maria Aparecida Megda Moreira, adquiriu uma pensão, cedida pela empresa, passaram a fornecer refeições para os funcionários da própria usina e fregueses que por ali passavam.

Por volta de 1.972 mudaram-se para uma casa própria no centro da cidade onde Dona Maria continuou servindo refeições durante 03 anos e posteriormente, o espaço foi ampliado e tornou – se o conhecido “Megda Hotel”, utilizado para hospedar quem aqui viesse trabalhar.

OUTRAS NOTÍCIAS

Educação

EMEF Américo Roncalli realiza “Dia do Cabelo Maluco” em comemoração ao Mês das Crianças

Cidade

NOTA DE PESAR

Educação

EMEF Professor Virgílio Gomes Lança Programação Festiva para o Mês da Criança

Pular para o conteúdo