Américo Brasiliense Inaugura CER Modelo para Atender 150 Crianças

Na manhã do dia (21), no São Judas Tadeu, em comemoração aos 54 anos de emancipação político-administrativa aconteceu à inauguração do CER Maria Megda Moreira.

A unidade escolar foi uma obra executada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) pelo programa Proinfância, pertencente ao Ministério da Educação, em parceria com a prefeitura municipal, sendo aplicado, aproximadamente R$ 1.500.000,00 (Hum milhão e meio de reais na construção e mobiliário da obra.

O Proinfância tem o objetivo de prestar assistência financeira aos municípios para garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. As unidades construídas são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. A atual unidade tem a capacidade de atendimento para 150 crianças.

Participaram da inauguração o Prefeito Municipal Dirceu Pano, a  1ª Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Eunice Pano, a  Vice – Prefeita Terezinha Viveiros, a Presidente da Câmara Municipal Marly Luzia Held Pavão, os Vereadores, Dr. Divaldo de Camargo Pereira, Diego Viveiros, Zé Roberto, Thiago Vieira Lima, Leandro Moralles (Mancha), Luzimar Alves dos Santos (Baianinho), a Diretora Municipal de Educação Elizandra Marques de Assumpção, a Diretora Municipal de Saúde Eliana Marsili, o Diretor de Desenvolvimento Econômico Johnny Yokiti Morise, o Diretor de Transportes e trânsito André Oliveira, o Diretor de Planejamento Benedito Gabriel Cindio, o Diretor de Esportes Lia Geraldo e o Diretor de Comunicação João Francisco Amaral além de chefes, coordenadores de setores, professores, recreacionistas, funcionários do município, familiares da homenageada e a comunidade.

O ex vereador e autor do Projeto de Lei 043/2016, que se tornou a Lei nº 2.095 de 07 de dezembro de 2016 que denominou o Próprio Público Municipal de Maria Aparecida Megda Moreira José de Oliveira Lopes também esteve presente na cerimônia de inauguração.

Após o descerramento da placa inaugural os presentes foram convidados a conhecer as instalações do novo CER e a assistir a uma apresentação dos alunos da fase 02 das professoras Érica e Maria.

Curriculum da Sra. Maria Aparecida Megda Moreira

Dona Maria Aparecida Megda Moreira, nascida em 19/01/1923, natural de Areado – Minas Gerais. Foi casada com o senhor Joaquim Moreira da Silva. A família Megda Moreira residia em Poços da Caldas, Minas Gerais e no ano de 1.954 mudou-se para o município de Américo Brasiliense.

Foram morar na Usina Santa Cruz e neste período, dona Maria Aparecida Megda Moreira, adquiriu uma pensão, cedida pela empresa, passaram a fornecer refeições para os funcionários da própria usina e fregueses que por ali passavam.

Por volta de 1.972 mudaram-se para uma casa própria no centro da cidade onde Dona Maria continuou servindo refeições durante 03 anos e posteriormente, o espaço foi ampliado e tornou – se o conhecido “Megda Hotel”, utilizado para hospedar quem aqui viesse trabalhar.