Na noite do dia 14 de março, na EMEF “Dr. João Baptista Pereira de Almeida aconteceu o 1º Encontro de Poetas.
No dia 14 de março se comemora o Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves considerado o Poeta dos Escravos.
Participaram do encontro alguns Poetas do Município como Orlando Aires da Nóbrega, de 55 anos, nascido e criado na cidade de Patos, Paraíba, formado em letras, Português/ Inglês pela Universidade Paulista (UNIP). Orlando escreve poesias há algum tempo, possuindo participações em Antologias, além de integrar o Conselho de Cultura de Américo Brasiliense. A Poetisa Vilma Gomes, nasceu em 08/04/1.968 na cidade de Pinheiros ES, formou-se em Técnica de Contabilidade, escreve poesias e histórias Infanto Juvenil desde sua juventude quando cursou o 2º Grau. Além de escrever Vilma Gomes é atriz de peças infantis e atua pela
Companhia Tarso Costa. O poeta Anderson Silveira, de 34 anos, nasceu na capital paulista e foi criado no interior. Além de músico e compositor, se graduou como Psicólogo na UNISA (Universidade de Santo Amaro) e é membro do Conselho Municipal de Cultura de Américo Brasiliense. Anderson escreve desde os 13 anos de idade, habilidade descoberta nos tempos de escola.
O evento teve como convidada especial a Poetisa Sonia Guzzi. Natural de Araraquara, Sonia Guzzi morou em vários estados e voltou para a cidade natal em 1994. Formada em Contabilidade, não chegou a exercer a profissão. Desde 2008, dedica-se à Literatura e a uma editora, fundada com o marido e que tem, na equipe, a filha caçula. Publicou três livros, sendo um Romance e dois de Crônicas e Poesia. Escreveu o projeto “Poesia, Cor e Som da Cidade”, que estampa os muros com poemas de vários autores, implantando-o com a ajuda e sugestões de familiares, amigos, empresas e associações da cidade. Participa de coletâneas e escreve artigos em jornais. É membro da Academia Araraquarense de Letras e da Associação dos Escritores de Araraquara.
O evento foi marcado pela declamação dos poetas, inclusive com a participação espontânea de integrantes da platéia que prestigiavam o evento. Além das declamações, o Poeta Anderson
apresentou algumas composições musicais mesclando com as poesias, o que tornou ainda mais emocionante o evento para a grande platéia que estava presente.
Participaram da Platéia dezenas de alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) além de vários munícipes.
O Vereador João Antônio Morais Neto (Alemão), a Diretora de Cultura, Turismo e Lazer, o Diretor de Comunicação João Francisco Amaral e a Coordenadora do EJA Renata Ester de Campos participaram do evento.