Poço artesiano do Jardim Santa Terezinha passa por reparos. Duas bombas queimaram em menos de 3 meses e estão no conserto. Caminhões garantem abastecimento

A Prefeitura de Américo Brasiliense não tem medido esforços para normalizar o fornecimento de água na região dos bairros Santa Terezinha e São José. No último domingo (24), a bomba responsável por abastecer o reservatório queimou ocasionando falta de pressão na rede e, em alguns casos, falta d’água para os cidadãos.

O equipamento quebrado era reserva, deveria ter uma vida útil de no mínimo um ano e meio, contudo, contra todas as probabilidades, quebrou também antes mesmo da peça principal voltar da manutenção.

“É preciso deixar claro que em meados de abril a bomba titular também apresentou defeitos. No outro dia ela já estava no conserto. A empresa de Bauru leva pelo menos 20 dias só para desmontar, verificar o que houve e depois nos enviar um orçamento. Assim que eles fizeram isso, em tempo recorde, liberamos os recursos e demos a ordem de serviço para que iniciassem o reparo. Nós nunca iríamos imaginar que com 65 dias, a bomba reserva também queimaria”, disse o prefeito Dirceu Pano.

Desde domingo a Prefeitura tem usado caminhões-pipas para levar água até o reservatório do Santa Terezinha para que a população não fique desamparada. “Os caminhões não pararam e não vão parar até que tudo esteja normalizado. Usamos um caminhão nosso, emprestamos um de Motuca, um da usina, alugamos dois e faremos tudo mais que estiver ao nosso alcance para que a população não sofra com a falta d’água”, enfatizou o prefeito Dirceu Pano.

O prazo dado pela empresa para devolver o equipamento consertado é dia 13 de julho. A previsão para que ela esteja instalada e operando é dia 15 do mesmo mês.

É importante salientar que a bomba fica a 288 metros de profundidade. A operação é delicada e custosa contudo, a Prefeitura garante que toda a estrutura necessária será fornecida para que esse prazo seja cumprido. “Não falta dinheiro para resolver e muito menos vontade. O problema é que aconteceram coisas fora do nosso controle para solução e vamos resolver no menor tempo possível”, garante Pano.

“É um equipamento eletromecânico e corremos esse risco, só que ninguém esperava. Nenhum lugar tem duas bombas reservas e nós também não. A peça principal está no conserto desde o primeiro dia. Assim que o orçamento chegou, emitimos a ordem de serviço para o reparo contudo, a empresa tem um tempo para executar o serviço. A bomba que queimou domingo (24), na segunda-feira mesmo já estava em Bauru, mas também demora para ficar pronta”, explicou o Diretor de Água, Esgoto e Meio Ambiente, Alan Rogério Stein.

Aluguel de outra bomba não é possível

Cada bomba é desenvolvida para atuar em uma condição, podemos dizer que as nossas são feitas sob medida então não dá para alugar, emprestar ou fazer uma do dia para a noite. Esse serviço demoraria mais do que o reparo em si”, garante Stein.

Para evitar mais problemas Prefeitura trocará também o encanamento

A bomba submersa é sustentada no fundo do poço artesiano por canos de metal. São cerca de 45 barras de seis metros cada. Durante a retirada da bomba a equipe técnica do município constatou que essas estruturas estão com as roscas que as mantém unidas espanadas. Há um risco iminente de que um ou mais desses canos se solte quando a bomba for reinstalada.

Prevendo essa situação, a Prefeitura decidiu não correr o risco e investir em melhorias. “Vamos comprar barras novas ou mandar usinar essas que temos hoje. De um jeito ou de outro entregaremos a população um trabalho bem feito. Esses canos não recebem manutenção há mais de 30 anos e se um deles se solta perdemos não só a bomba como todo o poço. Não vamos correr esse risco em hipótese alguma”, disse o prefeito Dirceu Pano

Mais um poço

A Prefeitura de Américo Brasiliense aguarda a liberação de recursos provenientes de duas emendar parlamentares que serão destinas exclusivamente para a construção de um novo poço e reservatório na região do Jardim Santa Terezinha. Esse estrutura vai resolver de vez o problema na região. “Independentemente desses recursos chegarem ao município, a obra começa ainda este ano. Vamos usar recursos próprios, mas esse problema será solucionado de uma vez por todas”, enfatiza Dirceu Pano.

Economia

Até o próximo dia 15 a Prefeitura de Américo Brasiliense pede a população que use água apenas para o que for essencial. Lavar calçadas, carros, quintais e outros usos considerados desnecessários devem ser evitados.