COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE!!!

A Prefeitura Municipal de Américo Brasiliense, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Setor de Vetores e Zoonoses, vem reforçar a importância da colaboração de toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. É fundamental adotarmos medidas preventivas para evitar a proliferação do vetor e, consequentemente, a ocorrência dessas enfermidades.

Medidas Preventivas:

Eliminação de Recipientes: Verifique regularmente seu quintal e remova qualquer recipiente que possa acumular água, como pneus velhos, garrafas, latas e vasos de plantas. Esses locais são propícios para a reprodução do mosquito.

Manutenção de Caixas d’Água: Mantenha as caixas d’água sempre fechadas com tampas adequadas. Caso haja qualquer rachadura ou abertura, providencie o conserto imediatamente.

Limpeza de Calhas e Ralos: Realize a limpeza regular de calhas e ralos, evitando o acúmulo de água parada.

Cuidado com Piscinas: Mantenha as piscinas devidamente tratadas e limpas. Em períodos sem uso, cubra-as para impedir o acúmulo de água.

Atenção aos Pratos de Vasos de Plantas: Evite o excesso de água nos pratos de vasos de plantas. O ideal é manter apenas a quantidade necessária para a absorção do solo.

Descarte Adequado de Lixo: Não deixe lixo acumulado em locais abertos. Mantenha a lixeira tampada e descarte corretamente os resíduos.

Ações do Setor de Vetores:

A equipe do Setor de Vetores está intensificando as ações de monitoramento e controle com bloqueios nas áreas de maior incidência. Além disso, avaliando a realização de mutirões de limpeza e orientação à população será ampliada nos próximos dias.

“Medidas caseiras e alternativas para controle.”

-Aplique sal de cozinha ou água sanitária em ralos e vasos sanitários;

-Utilize detergente em recipiente, caso exista atrás da sua geladeira, e que possa acumular água

Denuncie Focos:

Caso identifique possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, não hesite em entrar em contato com o Setor de Vetores por meio do telefone 16 99636 4821 ou pelo sistema 1doc, protocolo [Prefeitura Municipal – Setor Zoonoses]. Sua colaboração é fundamental para mantermos nossa cidade protegida.